◤Por que o Chile?

UMA SAGA (que valeu a pena)

Resolvi que queria ir para um país da América do Sul (nada contra nossos amigos dos outros continentes – mas tem tanta coisa linda aqui na vizinhança, que desde pequena fui nutrindo essa paixão latina ).

Todo mundo que eu conheço elegia como seu primeiro destino a (quase brasileira) Buenos Aires. Não queria ser a diferentona – calma! kkkkk Mas queria ter uma experiência que fugisse um pouco do óbvio.

malas-prontas.jpg
autor desconhecido | olhar-43.net/fotinhas/malas-prontas.jpg

Pesquisando sobre nossos amigos latinos vi que o Chile teve um aumento de 30% na chegada de turistas no mês de Janeiro de 2016 em comparação ao mesmo período do ano passado (División de Estudios de la Subsecretaría de Turismo). E que o governo aumentou consideravelmente o suporte para o turismo nacional: criando novas rotas e ampliando as possibilidades de passeio dentro do país.

Quando falam Chile” geralmente a gente lembra de: Cordilheira dos Andes, Pablo Neruda, Ilha de Páscoa, Deserto de AtacamaValle Nevado e, é claro, dos famosos Vinhos Chilenos. (Isso sendo beeem generosa kkkk). Então fui pesquisar porque danado o turismo lá está em alta. O resultado: me apaixonei perdidamente!


regiones-de-chile

Quem não gosta de geografia pode pular essa parte!

O país tem um território peculiar: 4.300km de comprimento e cerca de 175km de largura, povoado com 17,9 milhões de habitantes (estimativa 2016). O clima então é muito variado: desde o norte super desértico com o Atacama, o centro mediterrâneo agradável, até o sul congelante. Isso tudo acompanhado da monumental Cordilheira dos Andes na sua costa ocidental e da misteriosa Ilha de Páscoa lá longe. Ou seja, dá pra agradar todos os gostos (inclusive em uma mesma viagem – foi o que eu fiz!)


Pra quem vai viajar sozinho segurança é tudo! O Chile está entre os países com menor índice de criminalidade no mundo e a capital Santiago é uma das cidades mais seguras do hemisfério sul. Além disso, o IDH  é altíssimo (0,832 – Pnud 2014). Então eu sorri e pensei: aqui eu posso viajar tranquila!

Me deparei com o potencial de Santiago, Viña del Mar, Valparaíso, Patagônia Chilena (falarei sobre cada um desses lugares no “roteiro dia-a-dia” e depois prometo que volto e faço o link aqui), e, com coisas incríveis de música, artesanatogastronomia e aventura (o Chile foi eleito o principal destino para o turismo de aventura na América Latina pelo World Travel Awards 2015).

Vi que não só de neve e vinho se faz a diversão no Chile e decidido! É pra lá que eu vou!

20161114_114440.jpg
Valle del Maipo, Chile. Novembro de 2016

2 comentários em “◤Por que o Chile?

Gostou? Deixe aqui seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s