◤Dicas preciosas para viajar o Chile {parte I}

Reuni nesse post as dúvidas principais de quem tá querendo visitar o Chile. Qualquer pergunta é só deixar nos comentários!

DE QUE LADO DO AVIÃO

Umas das coisas mais lindas da viagem ao Chile é o vôo sobre a Cordilheira dos Andes. Dá pra ver essa maravilha de qualquer dos lados do avião, mas a vista mais bonita fica no lado esquerdo na ida e no lado direito na volta.

20161119_153833

 

PASSAPORTE OU RG?

O passaporte não é obrigatório pra você que é brasileiro.  Acho legal fazer porque ele é carimbado na entrada e saída do Chile (souvenir). O prazo em média pra receber o passaporte é de 30 a 45 dias. Dá pra entrar no país apenas com a carteira de identidade em bom estado de conservação e emitida há menos de 10 anos. Ah! Não precisa de visto! Dica: Sempre tenha cópias dos seus documentos na mala e e-mail para não ter problemas com imprevistos. 

passaporte-sat

Para requerer seu passaporte basta ir no site da Polícia Federal (Link aqui). Basta preencher o formulário eletrônico de solicitação, pagar o boleto (GRU), e depois agendar sua visita a uma delegacia da PF. Clique aqui para saber a documentação necessária.

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

Se você pretende alugar um carro pra rodar no Chile (não aconselho isso se você vai ficar em Santiago), relaxe: pode dirigir usando a sua carteira de habilitação brasileira por 90 dias. Nunca saia só com a habilitação: sempre carregue sua a identidade ou passaporte.

VACINAS

Não precisa de nenhuma vacina obrigatória!

remedios.png

SEGURO VIAGEM

O Chile não exige Seguro Viagem para turistas. Eu, particularmente, aconselho a fazer um. Você vai estar em um lugar desconhecido (sabe-se lá como é o acesso a saúde): Ninguém quer estragar a memória de uma viagem que foi cuidadosamente programada porque teve um piriri porque comeu alguma coisa mirabolante, não é mesmo? (Fiz o meu pela Mondial, mas tem inúmeras empresas, inclusive vinculadas a compra da passagem ou a seu cartão de crédito).

POLÍCIA FEDERAL E ALFÂNDEGA

Geralmente a Polícia Federal não faz nenhum tipo de entrevista na entrada do país. Comigo não fizeram, mas teve uma menina que ficou uns 20 minutos com o senhor.

A fiscalização chilena nos aeroportos é super rigorosa quando o assunto é alimentos e produtos de origem vegetal e animal na bagagem. No avião te entregam um formulário para você declarar se tem alguma coisa dentro da mala (leve caneta). Isso tudo é rígido é para evitar a entrada de pragas no país por causa do controle de qualidade dos vinhos chilenos. Na dúvida, marque que você está levando algo e ao passar pelo raio-x informe o que é. Mais informações aqui: http://www.sag.cl/ingreso-o-salida-de-chile

(Levei alguns pacotes de café torrado em pó, marquei no formulário e disse ao pessoal do raio-x: passei sem transtornos. Se você tentar dar o jeitinho brasileiro provavelmente vai ter seu bem retido e pagar uma linda multa que varia de 170 a 18 mil USD)

Formulário da Aduana Chile.jpg

PDI

O PDI é a Trajeta Única de Imigração. É um papelzinho que te entregam na chegada e que vão solicitar na saída do país. Guarde com carinho!

IVA

O Chile tem um imposto chamado IVA (Impuesto al Valor Agregado) que está embutido em tudo que é consumido: bebida, comida, passeios, hospedagem, etc. O valor do IVA é de 19%, mas o turista pode ficar isento de pagar esse imposto na hospedagem. É só ver se o hotel está registrado no SII (Servicio de Impuestos Internos) e pagar em Dólar, Euro ou cartão de Crédito Internacional (o IOF custa 6,38%, melhor do que 19% de IVA)

TOMADAS ELÉTRICAS

TOMADA CHILENA.jpg

As tomadas chilenas são diferentes das nossas. Lá são três furinhos em série. A corrente elétrica é de 220 V e 50Hz (veja seus aparelhos antes pra não tocar fogo em nenhum kkkk). Leve seu adaptador pra não passar perrengue. Dizem que lá é muito difícil encontrar adaptador pra tomada brasileira. Sua tomada de dois pinos funciona normalmente.

MOEDA E CASAS DE CÂMBIO

A moeda lá é o peso chileno. As notas são de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000. Pra não quebrar a cabeça com conta, a conversão pra real é basicamente: divide por 1000 e multiplica por 5 (valor aproximado).  Vídeo para saber se a nota não é falsa: https://youtu.be/JZnB-TzvKdE

Quando eu fui não tava compensando levar dólar pra trocar lá. Levei real mesmo. A cotação em Santiago é melhor que no Brasil e não tem muita frescura pra trocar dinheiro. Troquei no aeroporto só o dinheiro do táxi (merece um post a parte ♥).

As melhores cotações ficam no Centro de Santiago, mas troquei meu dinheiro sempre em Providência (bairro onde me hospedei) pela comodidade e porque a diferença não era tão absurda assim. A melhor cotação em Providência é na Cambios Santiago. Você pode simular a cotação do dia diretamente no site deles http://www.cambiosantiago.cl/

  • Horário de funcionamento da Câmbios Santiago: Segunda a sexta: 10:00 às 18:00h. Sábado: 10:00 às 14:00h. Domingo: Fechado

pesos chilenos.jpeg

 

 

4 comentários em “◤Dicas preciosas para viajar o Chile {parte I}

  1. Que perfeitoooooo! ❤

    Duas curiosidades:

    1) O adaptador de tomadas você comprou no Brasil (Em lojas de artigos elétricos ou pela internet)? E como saber se o celular não vai explodir? haha

    2) Amiga, queria saber o porquê do pó de café? hahaha

    Curtido por 1 pessoa

Gostou? Deixe aqui seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s