◤Cheguei em Santiago, e agora?

Existem várias opções pra se locomover em Santiago (no próximo post vou dar dicas de cada uma separadamente). Mas quando a gente aterriza na cidade só pensa em como chegar a nossa hospedagem!

transporte satcom.png

Existe possibilidade de pegar um Transfer, que nada mais é que uma van compartilhada – os passageiros vão sendo deixados de acordo com a rota. A opção, nesse caso é a empresa Transvip. Eu acho válido se você quer economizar… Mas convenhamos: a pessoa já está cansada de horas em aeroportos e aviões (dependendo do vôo é uma eternidade de espera nas conexões)… O que eu mais queria era chegar o mais rápido na minha caminha chilena!

Pegar ônibus carregando mala também não me pareceu nada confortável. O Uber em Santiago ainda não é legalizado, e tinha lido relatos nada interessantes no translado aeroporto-destino (nos outros trechos da cidade não vi problema nenhum: usei bastante!).

Então, pegar táxi pareceu a melhor opção para o que eu queria (ainda mais porque meu vôo chegaria em Santiago 1:00h da madrugada).


Golpes: observação importante!

Em Santiago (assim como no Brasil), os taxistas costumam dar golpes nos turistas. O mais frequente é a adulteração do taxímetro: o correto é o táxi começar com 300 pesos e a cada 200 metros aumentar 130. Outro é dizer que a corrida está mais cara porque é “bandeira 2“, mas em Santiago isso não existe. E outra malandragem que está na moda é o taxista dizer que recebeu de você um valor diferente (você entrega 20.000 e ele diz que você deu 2.000). O ideal é você entregar a nota e dizer em voz alta: Aqui hay 20 mil pesosIsso tudo porque rodam muitos táxis não oficiais, e o aeroporto está cheio deles!


– Mas, Fernanda?! Como vou pegar um táxi sabendo desse tanto de golpe?

felipe azua.png

Quando eu ainda estava no Brasil, peguei o contato de um taxista oficial em Santiago: o Felipe Azúa! Disse a ele o dia e hora que chegaria em Santiago (inclusive falamos ao telefone, e ele me passou muita seriedade), passei meu nome, número do vôo, combinamos o valor a ser pago e resolvi confiar!

Assim que chegamos (eu e minha irmã) ao Aeroporto Merino Benítez, Felipe estava lá nos aguardando com uma plaquinha informativa (nosso vôo atrasou, chagamos 4:30h, mas consegui avisar ele quando estava em São Paulo). Ele foi super receptivo, e no trajeto conversamos bastante sobre Santiago e arredores (ele nos deu várias dicas legais e se mostrou disponível todos os dias via whatsapp para nos ajudar com nossa programação em Santiago!). Descobrimos que ele também fazia tours e gostamos tanto da companhia dele que resolvemos ir pra um dos passeios que ele oferecia!

(No meu roteiro, tinha reservado um dia para pra fazer um bate-volta nas cidades de Valparaíso e Viña del Mar. O preço do ônibus ida-volta saindo de Santiago era basicamente o mesmo que Felipe cobrava pelo tour. Viajar confortavelmente, dando boas risadas, ouvindo explicações divertidas? Nem pensamos duas vezes: optamos em ir com ele. Gastamos quase a mesma coisa e tivemos uma experiência excelente!)

20161112_130434.jpg
Armada de Chile, Valparaíso, novembro 2016

Depois descobrimos que Felipe, além do passeio a Valparaíso, Viña del Mar e vinícola (vou contar minha experiência num post a parte), também fazia a Portillo, Lagoa del Inca, casas de Pablo Neruda e City Tour em Santiago. Como nosso roteiro já estava prontinho, e íamos ficar poucos dias na cidade, não fomos nos outros passeios dele. Mas pretendo voltar a Santiago ir fazer outro tour com esse amigo que fizemos!

felipe-taxi
Se seu vôo chega no turno da madrugada, acrescente 5 mil pesos ao valor. Você pode achar caro, mas conversando com outros turistas vimos que foi o melhor que fizemos. Alguns taxistas não oficiais cobravam mais barato na subida, e ao chegar ao hotel realizavam extorsões. Você não vai querer cair no famoso “o barato que sai caro

 

 

Um comentário em “◤Cheguei em Santiago, e agora?

Gostou? Deixe aqui seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s