◤ Dicas preciosas para viajar o Chile {parte II}

TELEFONE E INTERNET

Pagar o olho da cara com roaming ninguém merece! Logo no meu primeiro dia fui atrás de um chip da WOM (a mais nova operadora de telefonia no Chile). As outras opções são Entel, Movistar, Claro e Virgin (todos os vendedores mandavam eu fugir da Claro). Escolhi a WOM, pelo valor do chip e tarifas. O chip custou $2.000, e veio com um pacote básico de 200 minutos para ligações locais (usei!) e 150 MB (não tenho certeza) de internet.

wom.png
Tarifas de novembro de 2016.

Comprei meu chip na loja oficial da WOM no Costanera Center (nível PB). Os atendentes são jovens e super divertidos. Para realizar a recarga você deve procurar qualquer farmácia (eu sempre ia na Cruz Verde – tem em toda esquina!).


icon mico.pngNão pague mico! As farmácias no Chile funcionam um pouquinho diferente. Pra não ficar igual barata tonta, assim que você entrar em uma, procure o lugar de pegar a ficha com seu número (igual em banco brasileiro). É só esperar chamarem seu número e pronto! 


ÁGUA

agua-mineral

A água da torneira é filtrada, mas tem um sabor terrível pra quem é acostumado com a brasileira. Até a água mineral “típica” vendida é salgada (experimentei um gole e não fui capaz de continuar). Pra evitar probleminhas, compre água mineral (diga sempre que é sem gás, a água mineral servida como cortesia é sempre gaseificada). Comprei da maravilhosa marca Benedictino (em Santiago comprei no supermercado Jumbo que fica no Costanera Center, nível 1 – o galão de 6 litros foi $1.190, o de 2 litros foi $1.038 e as duas garrafinhas de 500ml custaram $699 cada).

CLIMA

Santiago tem um clima muito seco e é uma cidade muito poluída. Mesmo no inverno é essencial o uso de protetor solar e hidratante (se puder, também leve soro nasal). Mesmo me protegendo, voltei pro Brasil com a pele toda manchada. Fui na primavera e durante a noite costumava ter um ventinho frio, mas agradável – a temperatura chegava a cair para temperaturas entre 11 e 17º (recomendo levar agasalho leve). Sou da Bahia, acostumada com o calor desde que nasci, e posso afirmar: 25º em Santiago é muito pior que 35º daqui!

LÍNGUA

No Chile não se fala espanhol, se fala chileno! kkkkk Essa brincadeira deles é bem real. Se você tem um conhecimento básico da língua, não vai ter problemas. Os chilenos gostam muito dos brasileiros, são pacientes, e as pessoas ligadas ao turismo falam devagar ou arriscam um portuñol. Acho válido você conhecer um lugar sabendo pelo menos algumas frases ou palavras típicas: aumenta o vínculo com os nativos e te garante boas conversas (vá por mim!).

DIC CHILENO.png

FUSO HORÁRIO

É o mesmo do horário oficial do Brasil (fuso horário -3). Se você está indo para o Chile saindo do norte ou centro brasileiro (fuso -4h) adiante o relógio em 1h. E se você for ao Chile saindo de algum estado brasileiro que adote o horário de verão, volte seu relógio em 1 hora (pro “horário normal”).

LEI SECA

Tem uma lei que proíbe beber nas ruas, praças, parques e locais públicos de todo o país. Essa regra é cumprida rigorosamente. Não tente dar uma de espertinho e dizer que não conhecia essa lei: muito provavelmente um policial vai te levar a delegacia para prestar depoimento e te cobrar uma multa (você pode até ser preso por algumas horas até melhorar do grau de embriaguez). Dirigir alcoolizado, então?! Nem pensar!

CIGARRO

A lei antifumo no Chile também é rígida. É proibido fumar em bares, pubs, clubes, restaurantes e cassinos; hoteis, shopping centers, táxis, metrô ou ônibus; em universidades de ensino superior, hospitais e clínicas. Para ver em detalhes clique aqui.

Falando em proibições, também  não pode andar por aí sem camisa, viu?!

TELEFONES IMPORTANTES

Quem viaja deve estar preparado para imprevistos. Aqui reuni os principais números de telefones pra te salvar de um provável perrengue!

urgencia chile.png

Gostou? Deixe aqui seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s