◤ Natal no Chile

Fui pro Chile em novembro, mas muita gente tem me perguntado como funciona o Natal por lá. Aproveitei o clima de festas de fim de ano pra abrir esse parênteses aqui no blog (no próximo falo sobre o Ano Novo pra você se programar).

Em Novembro só vi o shopping decorado para Natal: nada daquela farra de luzes e cores em todas as lojas no meio da rua como é no Brasil. Só dava pra lembrar que o Natal porque vimos uma arvore natalina gigante no Costanera.

natal comida .jpg
comida típica deixada pelas crianças para o Papai Noel

CURIOSIDADES

❅ Nada de neve! Dezembro é pleno verão (e que verão)! O sol nasce por volta das 6h e se põe umas 20:30h. (eu fiquei toda atrapalhada  com isso kkk)

❅ No Chile alguns feriados são chamados “irrenunciáveis“. Pela lei, nenhum comércio pode abrir (shopping, loja, museus, pontos turísticos, mercado, nada!). O Natal e o Ano-novo se encaixam nessa categoria. Estabelecimentos de entretenimento, como restaurantes, estão liberados para funcionamento (reserve antes porque a procura é enorme já que a maioria fecha mesmo assim).

pascua-natal❅ Lembra que no Chile não se fala espanhol, e sim, chileno? Pois é… enquanto “natal” é chamado de “navidad” nos países hispanohablantes, no Chile é comum escutar a palavra Pascua. Papai Noel vira “Viejito Pascuero”, panetone vira “pan de pascua”.

Jesus só entra no presépio meia noite do dia 24 (afinal ele nasceu!)

❅ Uma bebida que faz o maior sucesso é a tal “Cola de Mono“. É basicamente uma mistura de aguardente, café e leite, que as crianças deixam pro Papai Noel junto com um pedaço de panetone (nada de lei seca pra ele kkkk).

Boas festas!

20161111_150316.jpg
Costanera Center, Novembro de 2016

Gostou? Deixe aqui seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s